quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PROBLEMAS COM O AMOR

    
 
      Depois de muitos anos atendendo pessoas em meu consultório, aprendi a respeitar o ser humano, principalmente, vê-lo como ser humano. Mas também não posso negligenciar os desbaltérios que existe por aí, causados por ele mesmo.

     Em todos os lugares que já fui onde existe pessoas e todo biotipo de pessoas que já atendi, de uma coisa estou certo: Elas querem amar e ser amadas. Entretanto, como agir nesse aspecto, se todos estão apenas em busca de lucro? Aprendemos desde cedo a vencer, conquistar, tirar as melhores notas, ser os primeiros, e não percebemos que o amor foi esquecido, negligenciado. Então passamos a viver em um mundo no qual achamos que estamos evoluindo, porque temos consciência. Mas o simples fato de estarmos nele, não significa que estamos crescendo, pelo contrário, vivemos como comatosos evolutivos.

     O que podemos fazer para mudar a nossa consciência?

     O ser feminino e o ser masculino aproximam-se uns dos outros para ficarem juntos, em nome do amor. Mas estarem juntos não significa que estão se relacionando; estarem unidos não significa que estão integrados. E aí começa os questionamentos.

     Nenhuma religião ensinou como esse feminino e masculino devem se relacionar. Ronald Laing, psiquiatra inglês já dizia que nós só podemos amar a nós mesmos, que é impossível amar o outro. Partindo dese princípio, ninguém abandona ninguém, ninguém afasta ninguém. Quem abandona ou afasta de você, é você mesmo. É você que não se ama.

     Quando você se relaciona com alguém, o seu amor por você vai até o outro, levando subsídios, alimentos do seu amor por você mesmo e deixa no outro esses substrados, enriquecendo o amor dele por ele mesmo. E, é claro, o meu amor volta novamente para mim muito mais enriquecido, porque ele é meu.

     Acontece que aprendemos que ao me amar, estou sendo egoísta, estou infringindo as leis universais, as leis de Deus. No entanto, não há uma só escritura sagrada, um evangelho, uma bíblia, um livro científico que nos ensina a amar, porque foram todos deturpados. As igrejas nos traíram, nossos pais mentiram para nós com boas intenções, querendo nos dar o melhor que eles aprenderam. Jesus nos ensinou a amar aos outros como a nós mesmos - note que a referência está em nós, e não no outro, no externo. Assim, por sermos seres gregários, nós buscamos desesperadamente o amor do outro para que possamos suprir a deficiência que temos em relação ao amor que sentimos por nós mesmos.

     Na verdade, todas essas escrituras nos deixaram com medo, nos ensinaram que Deus, que é Divino, está lá fora - e não dentro de nós. Então precisamos adorá-lo e ter esperança que ele vai nos abençoar, vai nos trazer tudo aquilo que precisamos para nos sentir amados. Esse é um ensinamento errado.

     Temos um hemisfério cerebral direito (o lado divino, sagrado, espiritual, amoroso, assertivo, cooperativo) e um hemisfério esquerdo (o lado animal, racional, técnico, matemático, mental, crítico, julgador) que podemos chamá-los de natureza animal e natureza divina. Essas naturezas estão separadas e precisam, antes de amar alguém, ser unidas. O animal em nós é medroso e está sempre lutando para conseguir mais. Ele critica e exige que nos satisfaça. Já o Divino é capaz de perdoar e se perdoar, cooperar e ser amoroso.

     O trabalho de cada um de nós é unir essas duas energias dentro de nós para que possamos realmente nos conhecer com mais profundidade, entendendo que a realidade não é essa que estamos vendo, mas sim, aquela que está dentro de nós. Quando essas energias estiverem harmônicas em nós, então faremos a coisa certa. Mas se não acreditarmos nisso, continuaremos a esperar que Deus fará por nós ou que ele nos abençoará, só que ele não fará nada disso porque ela já está dentro de nós.

     Então, o amor é circunferencial. O meu amor vai até você e troca elementos enriquecedores e, depois, volta para mim. Por isso, eu quero desejar somente o bem ao meu vizinho, ao meu colega de trabalho, ao meu inimigo, à minha esposa, pois quanto mais eu troco esses substratos com essas pessoas, mais elas ficam enriquecidas e mais elas evoluem, para que eu também possa evoluir.

     Se você entendeu o recado, ame-se.

G.Gomes    

Nenhum comentário:

Postar um comentário