quarta-feira, 14 de novembro de 2012

AUTO DEFESA - ESTADO COACH

 
Estamos sempre mudando, mas nem sempre progredindo. Muitos desafios se apresentam tais como travar conhecimento com medo do desconhecido e do novo, lidar com perdas e separações, e a sensação geral de incerteza e vulnerabilidade. Estes podem ser alguns elementos que podem impelir as estratégias de sobrevivência improdutivas, tais como: atacar, escapar ou rigidez (lutar, fugir, congelar). Isso talvez resulte em regressão, inércia, ambivalência, dificuldade em liberar, deixar ir, confusão e conflito.
Quando isso acontece é provável que entremos em colapso, ficando em um estado bloqueado, que pode ser resumido pelas letras da palavra em inglês: CRASH.
 
C - contraction - contração
R - reaction - reação
A - analysis paralysis - paralisia por análise
S - separation - Separação
H - hurt and hatred - ferida e ódio
 
Para progredir através de mudanças é importante cultivar qualidades como flexibilidade e estabilidade, equilíbrio, conexão e habilidade de liberar, deixar ir. Isso vem pelo fato de se estar centrado e de estar na sua 'zona de excelência interior' e conectado com algo além dos limites dos nossos egos. Esses processos são caracterizados pelo que chamamos de estado COACH:
 
C - centered - centrado
O - open - aberto
A - attending with awakeness - presente com atenção (desperto, consciente)
C - connected - conectado
H - holding - Acolhedor (pronto para acolher).
 
É fácil permanecer equilibrado quando a vida segue suavemente, mas para manter o equilíbrio em tempos turbulentos, a pessoa precisa já ter desenvolvido essas qualidades até elas terem sido introjetadas no corpo. Preparar-se para a sua jornada requer práticas duradouras para deixá-lo pronto para passar pelos tempos de adversidade e mudança, com desenvoltura.
 
O exercício é simples:
 
- Com os olhos fechados ou abertos, o que for melhor para você, respire profundamente e preste atenção em você. Observe cada movimento do seu corpo, como ele recebe sua respiração, pensamentos, reações musculares. Perceba no seu corpo, onde está o seu centro de força (normalmente no plexo solar). Coloque a mão no seu centro de força e, quando achar que está centrado, diga para você mesmo, em voz alta: EU ESTOU CENTRADO.
 
- Agora que você está centrado, você pode imaginar todas as coisas presentes no campo das possibilidades infinitas, prontas para chegar até você. Oportunidades, desafios, amor, felicidade, criatividade... tudo está esperando que você esteja aberto para recebê-los. Quando achar que está aberto, diga para você mesmo, em voz alta: EU ESTOU ABERTO.
 
- Agora que você está centrado e aberto, você pode imaginar o quanto seria mais fácil estar sempre presente, atento, desperto e consciente. Então sinta a sensação de estar presente, sendo a sua própria testemunha de seus pensamentos, sentimentos e ações. Quando achar que está atento e consciente, diga para você mesmo, em voz alta: EU ESTOU DESPERTO E CONSCIENTE.
 
- Agora que você está centrado, aberto e desperto, você pode imaginar como é estar conectado com essa grande rede energética que une todas as coisas do planeta. Lembrando do filme Avatar, perceça que você faz parte de um universo no qual ocupa um grande espaço. Por isso, sinta-se agora conectado nessa grande teia magnética e perceça a responsabilidade que tem em se manter sempre com qualidade para poder interagir energeticamente com toda essa extensão de você. Quando achar que está conectado diga para você mesmo, em voz alta: EU ESTOU CONECTADO.
 
- Agora que você está centrado, aberto, desperto e conectado, talvez você queira compreender o quanto é mais fácil liberar e deixar ir aquilo que chega até você (sejam coisas boas, sejam desafios). Para isso, chamamos de acolhimento. Aquela fechada no trânsito, deixa ir; aquela discussão boba, deixa ir... Quando achar que está pronto para acolher, diga para você mesmo, em voz alta: EU ESTOU PRONTO PARA ACOLHER.
 
Agora que você está centrado, aberto, desperto, conectado e pronto para acolher, você pode perceber as sensações do estado COACH, do seu verdadeiro estado natural, seu Estado de Excelência. Quando achar que todos esses processos já se manifestaram em seu físico, você pode abrir os olhos.
 
(by Robert Dilts - NLPU - PNL sistêmica - um mundo aberto para o espírito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário