segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

COMO DEFINIR O AMOR?

Amor não é aquilo que você mostra apontando para o peito. Isso se chama tórax. Talvez o motivo de apontarmos para esse local do corpo é porque aí está o nosso coração.

 Poderíamos apontar para o cérebro, mas ficaria feio dizer: “Eu te amo com toda a força do meu cérebro” e, é claro, o cérebro está cheio de teorias. Só que o amor não vive apenas de teorias, o amor tem que ser dito e demonstrado. Então novamente teríamos que apontar para a boca, mãos e, por fim, para o corpo inteiro.

 Alguns afirmam que o amor é composto de confiança, sinceridade, amizade e tantos outros adjetivos dispensados para o amor, mas, antes de tudo, deveríamos pensar em respeito, pois respeito todo mundo gosta e até conservam os dentes em alguns casos. É clichê? É, mas continua sendo atual porque respeitar é aceitar e compreender que temos limitações, diferenças e defeitos.

 Quando falamos de confiança e sinceridade, não deveríamos nos referir somente a enganar. Mentir não faz parte desse pacote, faz parte do nosso caráter, e caráter você tem ou não. Por outro lado, a confiança implica em contar segredos, pedir ajuda quando necessário, sem medo ou receio de que a outra pessoa um dia vai usar as suas fraquezas contra você.

 O amor, portanto, não sobrevive somente de teorias, mas com o corpo inteiro, sendo provado na prática a cada segundo de uma relação, fazendo a pessoa saber que é amada porque você fala que ama apontando para o peito sem receios nem rodeios. Assim, quando você diz que ama, a pessoa sabe porque você fala, mas só sentirá esse amor quando você demonstra.

 Mas há também um paradigma a ser entendido. Alguns dizem que amar é fácil, enquanto outros dizem que amar é uma tarefa quase impossível porque o ser humano tem histórias completamente diferentes. Mas o amor é mais simples do que pensamos. Basta refletir sobre o quanto você é amável? O quanto você está inteiro em uma relação? O quanto você é capaz de sacrificar todos os momentos bons que já viveram juntos por causa de uma crise, uma discussão?

 Amar é, portanto, ser livre e deixar o outro livre, é querer estar e ficar ao lado de alguém de corpo inteiro sem medos, sem armaduras, mesmo com suas diferenças, limitações ou falta de grana. É querer ficar, mesmo sabendo que precisa aguentar o tranco, aguentar uma “barra” sem nunca pensar em desistir porque se amar não é fácil, bom é saber que o amor é a melhor coisa que pode acontecer em sua vida.

 Getúlio Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário