segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Condições de boa formulação de objetivos

As condições de uma boa formulação de resultados desejados são:
  1. Ser expresso em termos positivos.
  2. Iniciado e controlado pela própria pessoa (você).
  3. Evidências sensoriais específicas.
  4. Bem contextualizado.
  5. Que seja ecológico para a pessoa.
  6. Testável na experiência da pessoa, isto é, dentro do poder da pessoa de realizá-lo.
Pegue uma caneta ou lápis agora e procure responder a essas perguntas da melhor forma que puder:


QUESTÕES PARA ELICIAR O OBJETIVO DESEJADO
  1. Dito em termos positivos;
    1. "O que você quer, especificamente?"
      Se você ou alguém que você está ajudando neste exercício disser: "Não quero me sentir mal", você pergunta: "Muito bem, como é que você gostaria de se sentir?" e, se você ou outro responder "Eu vou saber quando não tremer mais", diga "OK, isso é o que você não vai fazer, e o que você VAI fazer?"
    2. Que o objetivo seja iniciado e controlado por você:
      Se você é do tipo que costuma dizer: "Consertem minha mulher/marido/filho!" Saiba que isto não está bem formulado, já que o desejo é de mudar algo que está fora do seu alcance. Você pode pegar este objetivo e transformá-lo em algo iniciado, sob controle seu, acrescentando uma ou duas proposições:
      "Então o que eu quero é ter respostas diferentes por parte da minha mulher ou do meu marido ou daquela pessoa".
      Se isso fizer sentido para você, já terá uma base para um objetivo bem estruturado: trabalhar a mudança do SEU comportamento para conseguir respostas melhores por parte daqueles que interessam a você.
  2. Descrição baseada em dados sensoriais:
    1. "Como você vai saber quando atingir este resultado desejado?"
      Imagine, vividamente, você, num futuro próximo, já realizando o seu objetivo. Faça uma descrição COMPORTAMENTAL completa, vendo como você se comporta, sua postura, sua voz, seus gestos, sua respiração, seu tônus muscular e as coisas que estaria fazendo quando já tiver alcançado o seu objetivo.
      Verifique se o seu procedimento de evidência (qualquer informação exterior) está sendo dado de forma efetiva. Um feedback apropriado sobre o momento em que atingiu a mudança desejada. Exemplo: Se o objetivo é chegar a ser um professor eficiente, e a sua evidência é de se sentir bem no final do dia, você precisará de algum OUTRO tipo de evidência. Pois é ótimo se sentir bem no final do dia, mas isso não se relaciona automaticamente com o fato de ser um bom professor. Se deseja ser um profissional eficiente e se a evidência é a de que outros DIGAM que você é bom (apenas verbalmente) você estará usando uma evidência que pode ser enganadora.
      - "Mostre-me como você seria se tivesse confiança em si mesmo. O que os outros iriam ver, ouvir ou sentir quando você conseguisse esse objetivo?"
      Descrição sensorial dos seus comportamentos, fazendo com que você se concentre na sua auto-imagem como se estivesse sendo visto por outra pessoa.
      - "Quando você tiver alcançado o resultado desejado, o que você estará fazendo e como estará se comportando?" É para você descrever sensorialmente as experiências exteriores que você imagina que estará fazendo, agindo, os seus movimentos, comportamentos, tensão muscular, quando tiver realizado o seu objetivo.
      - "Quando você atingir o resultado desejado, que tipos de sensações você irá sentir?"
      Isto faz com que você se concentre nas suas sensações interiores.
      - "Quando você atingir o resultado desejado, que tipos de pensamentos você estará tendo com você mesmo?"
      Isto focaliza a sua atenção no seu Diálogo Interno.
  3. Tamanho apropriado do objetivo:  -Se o objetivo é inespecífico, grande ou global, pergunte a si mesmo sobre uma parte específica do que deseja, em pequenos sub-objetivos visíveis e realizáveis. Certifique-se de que as informações aqui criadas sejam informações sensorialmente descritas e não julgamentos:
    - "Com quem eu quero experimentar este resultado?"
    - "Onde, especificamente, eu quero experimentar este resultado em primeiro lugar?"
    - "Quando eu quero experimentar este resultado?"
    - "Em que situação específica eu não quero este resultado?"
  4. Ecologia:
    - "De que maneira este resultado afetará a sua vida?"
    - "De que forma este objetivo poderia trazer problemas para você?"
    - "De que maneira este objetivo poderá afetar as pessoas importantes de sua vida?"
    - "Você poderia machucar alguém ao atingir o que você está pedindo?"
  5. Limitações:
    - "O que impede você de atingir o objetivo desejado?"
    Faça uma lista de obstáculos que estão impedindo você de realizar o seu objetivo. Separe os obstáculos dependentes de terceiros e pegue cada um dos obstáculos pessoais (crenças ou auto-conceitos limitantes) e trabalhe cada um deles.
  6. Recursos disponíveis:
    - "Que capacidades ou habilidades você já tem para atingir o resultado desejado?"
    Pegue cada recurso que puder se lembrar e utilize a seqüência de Ancoragem para resgatar as sensações desses recursos desejados.
  7. Alternativas:
    - "Como você vai chegar até lá?" (Descreva quatro ou cinco passos importantes que você vai fazer para alcançar o seu resultado desejado. Responda da melhor forma que puder, e se não souber, FAÇA DE CONTA que sabe e descreva.)
    - "Você tem mais de uma maneira de atingir o objetivo?"
    - "De que outra maneira você pode atingir o seu objetivo?" Quanto mais alternativas melhor.
    - "Os quatro ou cinco passos estão bem especificados e são possíveis de serem atingidos?" Segmentar processos torna mais fácil atingi-los.

Um comentário:

  1. A PNL simplesmente mudou minha vida. Cheguei ao Instituto Biosegredo cheia de crenças limitadoras que me impediam se ser plenamente FELIZ. Através das técnicas da PNL e os terapeutas consegui anular essas crenças na minha cabeça e as substituir por crenças positivas. Sou Fã absoluta do trabalho do Instituto Biosegredo e recomendo com todas as minhas forças.

    Kelly Luz

    ResponderExcluir